segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como e por quê foram criados os MP3



           Os cd’s utilizam um gigantesco número de bits (unidade de informação) para cada segundo de música. Por isso, armazená-los no disco rígido de um PC seria pouco prático e ocuparia muito espaço. Mais desagradável é fazer o download, na Internet, de uma música…. Esta acção pode demorar cerca de 2h, apenas para “baixar” um arquivo de três minutos.
           Os MP3 (formato de música digital) foram feitos para comprimir esse espaço e tornar as músicas digitais acessíveis aos computadores e “transportáveis” via rede. O grande desafio era diminuir o espaço ocupado pela música sem baixar sua qualidade. A estratégia usada foi a seguinte: existem sons que o ouvido humano não escuta, há outros que escutamos melhor e ainda aqueles que são abafados por outros ruídos. A partir disso, concluiu-se que há sons que podem ser retirados das músicas sem que percebamos, diminuindo o tamanho do arquivo. Depois de feito, é usada a técnica usual de compressão de arquivos que ainda pode diminui-los pelo menos em 10 vezes.

          Depois dessa descoberta, ficou mais fácil substituir os enormes Walkman, que tocavam as lendárias fitas K7, objetos complicados de carregar e guardar, e, os Discman, com designs inovadores, porém de difícil transporte.
          Prefiro os aparelhos de Mp3, Mp4, os iPods, etc... e vocês?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário