domingo, 26 de junho de 2011

Instrumento musical ou membro da família?



        O piano é um instrumento muscial de cordas percutidas pelo sistema de classificação de Honbostel-Sachs. O som é produzido quando os batentes, cobertos por um material macio (geralmente fêltro) e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som. 
        Teve a sua primeira referência publicada em 1711, no "Giornale dei Litterati d'Italia" por motivo da sua apresentação em Florença pelo seu inventor Bortolomeo Cristofori. A partir desse momento sucede-se uma série de aperfeiçoamentos até chegar ao piano atual. Existem dois tipos de piano: o piano de cauda que tem a armação e as cordas colocadas horizontalmente e necessita por isso de um grande espaço pois é bastante volumoso e é adequado para salas de concerto com tetos altos e boa acústica; e o piano de armário, que tem a armação e as cordas colocadas verticalmente e é ideal para casas e apartamentos, pois ocupa menos espaço.
       Alguns pianistas possuem tanto ciúme do seu instrumento, que chegam ao ponto de não permiterem que ninguém, exceto eles, sentem ao banco do piano e o toquem. Conversam, confabulam, desabafam e até lhes dão nomes. Vá entender tal amor!? Toco piano, porém não tenho meu instrumento ainda, por isso não posso falar com propriedade acerca desse sentimento, mas somente pelo fato de conviver com alguns pianistas que são donos desse fabuloso instrumento, eu lhes garanto que o piano passa a ser considerado por eles como mais um "membro querido da família"; e esse inexplicável amor não tem idade, cor, nacionalidade, ...ele simplesmente surge para nos fazer ouvir o contrito som de muitas almas!



Um comentário:

  1. Eu tenho ciúme do meu violão.Não gosto que outras pessoas peguem.E cantar sem ele é sentir um vazio enorme. :)

    ResponderExcluir