quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Instrumento musical ou membro da família?


         O violino é um instrumento musical classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o mais agudo dos instrumentos de sua família (que ainda possui a viola, o violoncelo, corresponde ao Soprano da voz humana. O contrabaixo é considerado um primo afastado do violino. O violino possui quatro cordas, com afinação da mais aguda à mais grave: Mi5, Lá4, Ré4 e Sol3. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado, podem-se produzir timbres mais aveludados. O som geralmente é produzido pela acção de friccionar as cerdas de um arco de madeira sobre as cordas. Também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas (pizzicato), pela fricção da parte de madeira do arco (col legno), ou mesmo por percussão com os dedos ou com a parte de trás do arco.
          Esticada na parte inferior do arco estão as cerdas, que são feitas de vários fios de crina de cavalo, ou de material sintético. Os primeiros violinos foram feitos na italia entre os meados do fim do século XVI e o início do século XVII, evoluindo de antecessores como a rebec, a vielle e a lyra da braccio. A sua criação é atribuída ao italiano Gasparo de Salò. Durante duzentos anos, a arte de fabricar violinos de primeira classe foi atributo de três famílias de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius. Foram feitos mais de mil instrumentos, entre eles violinos, violas, cioloncelos e outros instrumentos de cordas pelo mestre Antonio Stradivari (1644-1737), mas atualmente restam poucos destes instrumentos. Em 2006 foi leiloado na casa de leilões Christie's um Stradivarius de 1729 (Hammer) que foi arrematado por 3,5 milhões de dólares.
                Se pudéssemos usar nossa imaginação e pensar qual membro da família poderia ser um violino Stradivarius, digamos que seria uma tia rica, solteira, que muito te ama e só tem "você" como herdeiro, onde a mesma se encontra doente e essa doença está em sua fase terminal. "Vixi", quão horrível eu fui agora!

2 comentários:

  1. Ela num tocou direito ñ essa idióta safadona!

    ResponderExcluir
  2. Achei linda apresentaçao .. eu com 16 anos nao sei nem metade disso .. se com 5 anos ela sabe isso tudo que dira na minha idade .. Amei !!

    ResponderExcluir